sexta-feira, 26 de março de 2010

Osteoartrose

Dentre todas as patologias que acometem os indivíduos à partir da 4ª década da vida, sem dúvida, a Osteoartrose é a mais comum delas, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta . Ela pode afetar uma articulação ou várias articulações, sendo as mais freqüentes aquelas que acontecem nos pés, joelhos, quadril, coluna vertebral e mãos.

A Osteoartrose se caracteriza por dor, rigidez e perda da mobilidade causada por uma perda progressiva da cartilagem articular que é acompanhada por uma inadequada remodelação óssea e, em muitas circunstâncias, a formação de osteófitos - o famoso bico de papagaio. Abaixo um exemplo da degeneração causada pela osteoartrose. A esquerda um joelho normal e a direita um joelho acometido.



A Osteoartrose é, do ponto de vista médico, dividida em dois grandes grupos. O primeiro denominado de Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos.

O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Fazem parte deste grupo os indivíduos muito obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), os que sofreram algumas alterações hormonais específicas, os que executam esportes com micros traumatismos de repetição, os que executam esportes de desaceleração (saltos), etc...



Nos RXs acima podemos observar três exemplos de osteoartrose. Nas três observamos a diminuição do espaço articular, presença de osteófitos (bicos de papagaio). No RX da coluna lombar os osteófitos estão bem evidentes. Os três pacientes foram atendidos por mim no Centro de Reabilitação de Itapevi e apresentavam dores intensas e incapacidade.


Tratamento da Osteoartrose
O início do programa de tratamento pode fazer diferença significativa na qualidade de vida do paciente.
Há muitos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas dessa enfermidade, bem como para melhorar e preservar a função articular e a qualidade de vida. Tais tratamentos envolvem-se desde a simples orientação educacional para os pacientes até o uso de medicações, fisioterapia e cirurgia, em casos extremos. É importante que o indivíduo com osteoartrite mantenha boa saúde geral, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preserve uma boa força muscular e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.

A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento dos sintomas da osteoartrose.O uso de eletroterapia analgésica e antinflamatória é indicada e a manuntenção de exercícios fisicos de baixo impacto são essenciais. Os exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, propriocepção e equilíbrio são de grande valia, pois com a musculatura alongada e fortalecida, há diminuição significantiva da sobrecarga sobre a articulação acometida. Os exercícios de propriocepção também são de extrema importância, pois algumas pesquisas indicam que as articulações acometidas por osteoartrose perdem significantemente os estímulos proprioceptivos. Órteses e equipamentos de auxílio à marcha também podem ser indicados quando há necessidade de melhorar, auxiliar ou substituir uma função.

Hidroginástica e acupuntura também são ótimas formas de tratamento, e quando associados à fisioterapia obtem-se ótimos resultados.

Espero que as informações tenham sido úteis!! Em outra oportunidade estarei falando dos tipos de cirurgia e pós operatório nos casos de osteoartrose!

Abraços!





3 comentários:

  1. Ká, muito bacana!
    Parabéns pelo trabalho!
    Bjs
    Keli

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, muito legal a sua iniciativa
    tb tenho um blog e esta em fase inicial com o mesmo pensamento renatofisio.zip.net
    depois podemos trocar informações e será legal
    renatogarcia.fisio@bol.com.br
    att

    ResponderExcluir
  3. muito boa a material,parabens! espero as demais informacoes da cirurgia e pos operatorio. vcs sao 100000000 Deus os abencoe

    ResponderExcluir