quarta-feira, 24 de março de 2010

Treinamento Funcional

No ano de 2009 iniciei um trabalho de treinamento funcional com meus pacientes. Realizei o curso do Core 360 e outro curso em Buenos Aires no Centro Europeo de Educación Física.

Me apaixonei pela técnica pois podemos trabalhar o "funcional" do paciente de uma forma dinâmica e global.

Mas enfim:

O que é Treinamento Funcional?

Os exercícios de treinamento funcional têm como objetivo resgatar, através de um programa de treinamento individualizado e específico, a capacidade funcional do indivíduo, independente do seu nível de condição física e das atividades que ele desenvolva. Ou seja, o trabalho é feito de acordo com a atividade que o paciente execute, de uma forma global, sendo ele atleta ou não. Nos exercícios trabalhamos força muscular, propriocepção, equilíbrio estático e dinâmico, agilidade e potência, além de trabalhar o centro de força (CORE) que é a base da estabilidade do nosso corpo. Tudo isso sendo adaptado a cada indivíduo e dependendo do seu objetivo.




Na fisioterapia os exercícios podem ser executados na reabilitação de qualquer indivíduo que necessite de treino de força e propriocepção. Exemplo: Pós operatórios, lesões musculares, entorses, fraturas, etc. Utilizamos a técnica principalmente para readaptação de um atleta ao seu esporte. Na figura ao lado, um exemplo de treino de estabilidade, força e propriocepção de ombros.



Um video muito interessante exemplifica alguns exercícios de treinamento funcional.

Entrem nesse link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0W9ewkvEHuM


Em outra oportunidade estarei falando mais do assunto!!


Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário