domingo, 11 de abril de 2010

I Ciclo de Palestras REABI Itapevi

Trabalho há 6 anos no Centro de Reabilitação de Itapevi (REABI) e lá desenvolvemos o trabalho de reabilitação nas áreas de fisioterapia ortopédica, reumatológica, respiratória ambulatorial e neurológica. No REABI há também os serviços de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, odontologia e neurologia.

Atendemos a população do município pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma população extremamente carente em todos os sentidos.

Eu, particularmente, trabalho no setor de fisioterapia ortopédica, onde realizamos cerca de 130 atendimentos diários. Somos em 8 fisioterapeutas, 6 atuando na fisioterapia geral e 2 na fisioterapia neurológica.

Apesar do alto número de pacientes atendidos e pela dificuldade muitas vezes enfrentadas pelos terapeutas, tentamos melhorar nosso atendimento a cada dia e promover melhor relação paciente-terapeuta.

Pensando nisso, desenvolvemos nos dias 5 a 9 de abril o I Ciclo de Palestras aos pacientes do REABI.
Seis temas foram desenvolvidos pelos terapeutas:

Envelhecimento normal e patologico (Ft. Dnoá Conrado)



Hipertensão, Diabetes e Obesidade (Ft. Keli Cristina)



Benefícios da Atividade Física (Ft. Karina Palla)



Dor (T.O. Amabile)



Doenças da Coluna e Postura (Ft. Karime Oliveira)



Doenças Respiratórias e Tabagismo (Ft. Fabio Kodel)
(sem foto)



Os terapeutas desenvolveram os temas e promoveram uma interação com os pacientes, abrindo espaço para perguntas.

Acreditamos que este trabalho desenvolvido foi de muita valia, pois complementa a reabilitação e promove qualidade de vida, principalmente para essa população que é tão carente e desinformada.



Da esquerda para direita: Fernando (nosso coordenador), Fábio, Keli, Dnoá, Karime e Eu.

"Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim." Mahatma Gandhi

6 comentários:

  1. KA, MUUITO LEGAL ESTA SUA INICIATIVA! AS PALESTRAS FORAM REALMENTE MUITO INTERESSANTES. A POPULAÇÃO CARENTE DE ITAPEVI TEM QUE SE ORGULHAR DE SUA EQUIPE DE REABILITAÇÃO!!!!
    BJ
    GABI.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Ótimas notícias!

    ResponderExcluir
  3. Oi ka, que bacana seu blog, adorei as fotos e os comentários e também achei muito legal você falar sobre o nosso trabalho no reab, afinal já conseguimos melhorar muita coisa nestes 6 anos e meio que estamos lá, com muita dificuldade, mas com perseverança sempre.
    beijos
    Parabéns
    ka

    ResponderExcluir
  4. Oiie!
    Parabéns Ka ficou muito bom o blog!!! e esse ciclo de palestras foi bacana para a população ter um novo conhecimento!!

    Adoro trabalhar com todos vocês!!
    Bjo
    Tim

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim consegui chegar!
    Parabéns pela sua iniciativa! Fantástica a idéia de mostrar o que nós fisioterapeutas estamos fazendo para melhorar a qualidade de nossos atendimentos e até mesmo a visão da nossa profissão que é linda e precisa ser melhor prestigiada.

    Bjs!
    Dnoá.

    ResponderExcluir
  6. Realmente esta ideia é FANTÁSTICA, fico muito feliz em fazer parte do seu ciclo de amigos(as) e de trabalharmos unidas nesta equipe, você é espetacular. Beijo e abraço com muito carinho
    Kely

    ResponderExcluir