Trabalho há 6 anos no Centro de Reabilitação de Itapevi (REABI) e lá desenvolvemos o trabalho de reabilitação nas áreas de fisioterapia ortopédica, reumatológica, respiratória ambulatorial e neurológica. No REABI há também os serviços de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, odontologia e neurologia.
Atendemos a população do município pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma população extremamente carente em todos os sentidos.
Eu, particularmente, trabalho no setor de fisioterapia ortopédica, onde realizamos cerca de 130 atendimentos diários. Somos em 8 fisioterapeutas, 6 atuando na fisioterapia geral e 2 na fisioterapia neurológica.
Apesar do alto número de pacientes atendidos e pela dificuldade muitas vezes enfrentadas pelos terapeutas, tentamos melhorar nosso atendimento a cada dia e promover melhor relação paciente-terapeuta.
Pensando nisso, desenvolvemos nos dias 5 a 9 de abril o I Ciclo de Palestras aos pacientes do REABI.
Seis temas foram desenvolvidos pelos terapeutas:
Envelhecimento normal e patologico (Ft. Dnoá Conrado)
Hipertensão, Diabetes e Obesidade (Ft. Keli Cristina)
Benefícios da Atividade Física (Ft. Karina Palla)
Dor (T.O. Amabile)
Doenças da Coluna e Postura (Ft. Karime Oliveira)
Doenças Respiratórias e Tabagismo (Ft. Fabio Kodel)
(sem foto)
Os terapeutas desenvolveram os temas e promoveram uma interação com os pacientes, abrindo espaço para perguntas.
Acreditamos que este trabalho desenvolvido foi de muita valia, pois complementa a reabilitação e promove qualidade de vida, principalmente para essa população que é tão carente e desinformada.
Da esquerda para direita: Fernando (nosso coordenador), Fábio, Keli, Dnoá, Karime e Eu.
"Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim." Mahatma Gandhi